Vantagens da Cidadania Italiana

As vantagens de ser um cidadão italiano são muitas, afinal, o passaporte italiano é um dos mais poderosos do mundo, são eles: livre circulação dentro da União Europeia, valores reduzidos nos estudos, viagem aos EUA sem visto, possibilidade de socorro em um país através da representação consular italiana, dentre outras.

Diferente dos prestígios de um cidadão italiano, os brasileiros possuem tratamentos não muito cômodos ao redor do mundo, do ponto de vista burocrático e de documentação. Isso se deve pela falta de importância do Brasil no cenário internacional, gerando um grande número de brasileiros que se tornam ilegais nos países nos quais tiveram entrada facilitada, especialmente nos EUA, Reino Unido e Japão.

Já o cidadão italiano, tanto os nascidos dentro da Itália e no exterior, gozam de grandes benefícios pelo mundo, tendo em vista que a Itália é uma das maiores potências dentro da União Europeia, possui uma das melhores economias da atualidade, e, que apesar da crise, ainda é um país de primeiro mundo, já que a emigração italiana acabou. 

Como já foi dito, por pertencer a União Europeia, o cidadão italiano não tem restrições para locomoção, moradia, trabalho, estudos e negócios entre os países Europeus. Além disso, não sofre obstáculos quanto à sua permanência em outros países que não sejam europeus, como os Estados Unidos, Canadá, Japão e outros.

As vantagens são inúmeras, e para facilitar o entendimento as separamos em tópicos:

 

Principais vantagens da cidadania italiana:

 

Ao ser reconhecido como cidadão italiano poderá residir na Itália ou em qualquer lugar na União Europeia pelo tempo que quiser, desfrutando dos mesmos direitos e obrigações dos cidadão natos ali: moradia, trabalho, estudo, política, lazer, assistência médica, aposentadoria (depois de atendidos os requisitos legais tais como trabalho registrado, pagamento de contribuições, tempo de serviço, etc).

Ao se tornar europeu, terá os direitos de: votar, comprar casa, auxílio-desemprego, contas bancárias, negócios, mercados e muito mais, além de não precisar de visto de entrada e saída dos países da comunidade.

Com a cidadania italiana, você se tornará italiano. Além disso, sua cidadania poderá ser transmitida aos seus descendentes.

 

  • Vantagens em termos de trabalho:

 

Ser um cidadão com dupla nacionalidade traz diversos benefícios e facilidade, como a garantia de emprego legal sem a necessidade de trâmites burocráticos em todos os estados membros da União Europeia.

A dupla cidadania é um diferencial no currículo, pois uma pessoa com experiências em viagens e assuntos internacionais, transmite conhecimento e cultura, se destacando no mercado de trabalho.

 

  • Vantagens na locomoção e residência:

 

As fronteiras dos países pertencentes à comunidade deixaram de existir virtualmente, de acordo com a Lei Europeia. Sendo assim, o cidadão italiano possui o direito de residir em qualquer dos 27 países da União Europeia sem a necessidade de vistos e sem limite de permanência.

O check-in alfandegário é ágil. Ao chegar aos aeroportos, cidadão com o passaporte italiano à mão ingressam em uma fila diferenciada, passando sem delongas e ficando livres de interrogatórios (estrangeiros são obrigados a responder a diversas perguntas sobre duração e motivos da viagem, e alguns passam por constrangimentos caso não tenham dinheiro suficientes para permanência).

 

  • Vantagens nos estudos:

 

A cidadania italiana é muito almejada por jovens que planejam estudar na Europa. Integrantes da União Europeia possuem acesso facilitado nas universidades, além de descontos que custam até três vezes menos para cidadão europeus. Podendo, ainda, usufruir das bolsas de estudo oferecidas pelo Estado Italiano, Organizações Internacionais, Fundações e outros Estados.

 

  • Vantagens para visitar aos Estados Unidos:

 

Por possui estreitas relações com os Estados Unidos da América, os cidadãos da União Europeia não precisam apresentar visto. 

Na alfândega americana, os visitantes são divididos em americanos, europeus e “outros”. Portanto, viajantes portadores de passaporte Italiano não precisam de visto para entrar nos EUA, seja para negócio ou a turismo, com permanência de até 90 dias.

Isso se dá porque a Itália faz parte do Visa Waiver Program (Programa de Isenção de Visto), que é um programa do governo americano que permite a portadores de passaporte de 34 países ingressar nos EUA com maiores facilidades.

Este tem sido o motivo responsável pelo aumento de pedidos para obtenção de dupla cidadania por descendentes italianos residentes no Brasil.

Além dos Estados Unidos, quem possui a cidadania europeia pode viajar para outras nações sem precisar de vistos, como Japão, Canadá, dentre outros.