Sou descendente de Italiano, e agora?

A minha história é bem parecida com a história da maioria dos meus clientes e provavelmente com a sua também.

Eu sempre soube que minha família tinha vindo da Itália anos atrás e era comum nos encontros de família as histórias e os casos sobre nossa origem.

Daí até descobrir que ser descendente de italiano me dava o direito de solicitar a cidadania italiana e ter vários direitos e benefícios de uma cidadã se passaram muitos anos. Na minha família ninguém havia se interessado por isso e não tinha a menor noção de como proceder.

O meu interesse foi surgir mesmo quando conheci a Europa e me apaixonei por esse continente. Pelo estilo de vida, os cenários maravilhosos e a qualidade de vida que a população local tem. Daí eu me lembrei que lá atrás um italiano saiu daqui e originou a minha família no Brasil.

Com o sonho de vir morar na Europa eu iniciei meu processo e é isso que quero compartilhar com você:

Como iniciar seu processo de cidadania:

Se você tem um italiano na família é importante saber que não existe limite de gerações. O direito é garantido por sangue e o italiano pode ser seu avô ou tetravô, você pode sim solicitar sua cidadania.

Assim o primeiro passo será justamente descobrir quem é o italiano da família. Ele será o seu “Dante Causa”, aquele que dá direito ao seu pedido. As principais informações sobre o seu Dante Causa são: local de nascimento, nome e sobrenome corretos, data de nascimento e filiação. Quanto mais informações melhor, e nessa hora vale procurar os familiares e documentos antigos.

A partir daí se inicia a busca pelas documentações necessárias. Os documentos são: certidão de nascimento, casamento e óbito (quando houver) e CNN.

CNN é o Certificado de Não Naturalização. Esse certificado é emitido pelo Ministério da Justiça e é fundamental no processo. Caso o Dante Causa tenha se naturalizado brasileiro todos os filhos nascidos após a naturalização perdem o direito à cidadania.

Se o seu Dante Causa não solicitou a cidadania ou os filhos nasceram antes disso você tem o direito e pode seguir no processo pela busca de documentos. Alguns serão fáceis de encontrar e outros nem tanto. É preciso ter paciência e principalmente as informações corretas.

Percebi ao longo dos anos que o que mais vale no processo de cidadania são as informações e orientações corretas. É com isso que nós, brasileiros, ganhamos tempo e aumentamos nossas chances de ter um processo seguro e bem-sucedido.

Se você tem dúvidas sobre o seu caso ou sobre documentação entre em contato! Tenho ajudado muitos brasileiros a conseguirem a cidadania e uma mudança tranquila e planejada para a Itália.