Italiano não, europeu!
Você, como brasileiro, sabe em quantos países pode viver e trabalhar legalmente? E como italiano?
Muitas pessoas não sabem, mas a formação da União Europeia transformou o continente e o direto dos cidadãos. Uma das mudanças, por exemplo, tornou a migração entre os países bem mais simples e rápido.
Antes de tudo, sabe como funciona quando nascemos no Brasil? Como brasileiros não temos o direito de viver e trabalhar legalmente fora do país. Normalmente é até um processo burocrático e difícil.
Já para italianos o cenário muda. A constituição da União Europeia mudou a relação entre os países. Economicamente, socialmente e politicamente. Fundada ainda na década de 40 a UE foi transformando e ampliando tratados. Na década de 90 ela flexibilizou o trânsito de cidadãos europeus. Assim, abriu-se uma infinidade de oportunidades.
Atualmente como cidadão italiano você pode viver, estudar e trabalhar legalmente em qualquer país que faz parte da União Europeia.
Aliás, quer saber alguns?
- Espanha
- Portugal
- Alemanha
- Holanda
- França
- Bélgica
- E outros!
Eu falo sempre para os meus clientes que tirar a cidadania italiana é passar a viver em um mundo sem fronteiras. É ter opções, e ter opção é certamente uma das melhores coisas da vida.
A maioria das melhores cidades para se viver está na Europa. Universidades reconhecidas mundialmente. Oportunidades em vários setores profissionais.
Países com alta produção industrial, outros se tornando referência em tecnologia (como a Irlanda) e mais uma série de possibilidades para uma carreira de sucesso.
Um continente rico em cultura, cidadania e educação. Um continente, sobretudo, para se viver melhor.
Se tudo isso faz sentido para você se torne cidadão italiano. Aqui falo um pouco sobre isso.