Processo de Reconhecimento – Administrativo ou Judicial?

Se você possui direito à cidadania italiana, é importante saber em qual dos dois processos será feito no seu caso: administrativo ou judicial.

Processo Administrativo de Cidadania Italiana

O processo administrativo ocorre quando envolve procedimentos burocráticos, não existindo impedimentos legais que necessitem ser superados no tribunal. Deve ser realizado pelo Consulado Italiano no Brasil ou por um Comune na Itália.

Existem diferenças nos processos administrativos no Brasil e na Itália:

• Tempo e custo
No Brasil o processo demora entre 06 a 12 anos. Entretanto, para uma família pequena, o custo tende a ser menor do que o processo realizado na Itália. Já na Itália o investimento pode ser um pouco maior, mas o tempo do processo é bem menor: em 3 meses você tem sua cidadania reconhecida.

• Primeiros Passos
O passo a passo do requerimento é diferente nos dois países. As exigências e os documentos serão diferentes se você abrir o processo no Brasil ou na Itália.

Processo Judicial de Cidadania Italiana

No processo judicial, caso tenha algum impedimento do direito à cidadania italiana, precisará de procedimentos jurídicos e embasamentos legais para que seja superado (como a cidadania italiana via materna).

Após a preparação das certidões no Brasil o processo ocorre com a ajuda de um advogado na Itália, que representa os requerentes na causa através de uma procuração, não necessitando de viagens. Nós da Sardegna Cidadania oferecemos esse serviço, se quiser saber mais envia um Whatsapp.

Ação Judicial Para Cidadania Italiana Via Materna

Caso tenha problema da transmissão da cidadania italiana por via materna é possível entrar com um processo judicial na Itália. Esse processo é feito junto ao TAR – Tribune Amministrativo della Regione Lazio.
O processo judicial na Itália demora de 12 a 24 meses.

Ação Judicial para Cidadania Italiana nos Consulados

Este processo serve para solicitar o reconhecimento da cidadania italiana dentro do prazo previsto em lei.
Como dito, a média para análise do processo e deferimento dos Consulados Italianos no Brasil é de 06 a 12 anos, sendo que o prazo previsto na Lei Italiana é de 730 dias.

Em média esta ação judicial deveria demorar entre 12 e 24 meses.