Quais são os documentos necessários para solicitar a cidadania italiana?
Uma dúvida muito comum de quem busca a cidadania italiana está relacionada à documentação necessária para iniciar o processo.
Existem diferenças nos documentos exigidos para a cidadania italiana dependendo da árvore genealógica de quem faz o pedido e também de acordo com o local em que o pedido será feito.
Para os processos realizados no Brasil é necessário, por exemplo, apresentar certidões de óbito. Na Itália a maioria dos Comuni não fazem esse tipo de exigência. Outras diferenças acontecem entre os próprios Consulados no Brasil. Alguns permitem, por exemplo, a utilização de documentos já arquivados da família e outros exigem uma nova pasta com outros documentos.
Em geral os documentos necessários para reconhecer sua cidadania italiana são:
- Certidões de Nascimento;
- Certidões de Casamento;
- Certidões de Óbito;
- Certidão de Naturalização (exigida apenas para o italiano que dá direito ao pedido, o Dante Causa)
Esses documentos devem ser apresentados para o italiano que dá origem ao pedido de cidadania e seus descendentes, que estão transmitindo o direito à cidadania italiana.
Ou seja, se o seu Bisavô é italiano você precisará de todos os documentos dele, de certidão de nascimento à naturalização, casamento e óbito. A partir daí precisará dos documentos de nascimento e casamento de seu avô/avó e pai/mãe. Além disso precisa dos seus documentos.
Caso a origem do italiano seja anterior a lógica segue a mesma. Você precisa dos documentos do italiano e das gerações seguintes.
Se você precisa de ajuda para encontrar esses documentos fala comigo. Eu ajudo brasileiros a ter sua cidadania de maneira rápida, segura e com um atendimento especial. Entre em contato, clica no botão do Whatsapp ali no cantinho, e sua cidadania italiana vai sair!