Processo de cidadania no Brasil ou na Itália?
Se você decidiu iniciar seu processo de reconhecimento a primeira decisão a ser tomada é: Onde irá realizar seu processo? As diferenças de um processo no Brasil ou na Itália é grande e vou explicar de um jeito simples e completo.
Além de tempo e custo muda-se também algumas exigências.
O processo de cidadania no Brasil
O processo no Brasil é mais acessível, por fatores econômicos e proximidade. São realizados pelos consulados italianos, que hoje estão em 6 cidades brasileiras. O primeiro passo é justamente dar entrada no consulado e aguardar a convocação.
Aqui entra a parte complicada do processo de cidadania italiana realizado no Brasil: A fila! Atualmente a fila de espera é grande e o prazo médio é de 10 anos para a convocação. Assim vale ressaltar que não estou falando da cidadania, mas do prazo para convocação e início do processo.
Então, considerando o processo total, é possível demorar até 12 anos para ser um cidadão italiano. Isso é uma média, pois o tempo total depende da demanda do consulado e isso pode variar em cada unidade.
Há também algumas diferenças em relação à documentação. Apenas a certidão de nascimento dos requerentes precisa ser traduzida, o que ajuda. Por outro lado alguns consulados não aceitam pastas de família.
O processo para uma família pequena fica em torno de R$10.000 e você pode tirar o cpf italiano no próprio consulado. A identidade italiana não pode ser solicitada e o passaporte exigirá outro procedimento.
O processo de cidadania na Itália
Para quem tem disponibilidade para vir à Itália o processo é muito, muito, muito mais rápido. Claro que o investimento também aumenta mas o retorno pode compensar isso facilmente.
O processo na Itália dura de 3 a 6 meses, mas meus clientes em sua maioria tem tido processos rápidos, tranquilos e com duração média de 3 meses. É bem raro ter um cliente com processo mais longo (bem raro mesmo).
Aqui na Itália você terá que ter uma residência e iniciar o processo com todos os documentos traduzidos. Atualmente ofereço aos meus clientes a residência e direciono o processo para que ele seja mais rápido e simples.
Um Vigile (autoridade policial) fará uma visita à residência para confirmar que todos os requerentes vivem ali e assim o processo é iniciado. As autoridades locais avaliam os documentos e dão andamento no processo.
Ao finalizar o processo você terá sua cidadania, identidade, código fiscal e passaporte. Aí é comemorar e preparar qual será seu próximo passo. Se uma mudança para Europa ou até mesmo para os Estados Unidos, aproveitando as facilidades que um italiano tem para obter um visto definitivo.
Então se a sua opção é por um processo na Itália eu ofereço uma assessoria reconhecida pela atenção, carinho, agilidade e transparência. Já ajudei centenas de brasileiros e você pode ter sua cidadania mais rápido do que imagina. A assessoria inclui residência e o suporte mais completo para você e sua família.